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Fundamentos do Novo Marketing Digital

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Fundamentos do Novo Marketing Digital

O mundo muda constantemente e em velocidade cada vez maior. O Marketing deve acompanhar tais mudanças, não nos princípios, mas na práxis. Há que acompanhar as nuances da História e no mercado sobrevive quem está um passo à frente.

Mudança

O que mais se ouve nos últimos meses é: O covid-19 mudou as coisas. É preciso olhar além dessa frase e perguntar: o que realmente mudou? O momento em que vivemos exige prática, é hora de “arregaçar as mangas”, trabalhar mais e discursar menos. Para não deixar o trem passar e continuar na estação.

Mundo digital: novidade?

É preciso rever falas expressando que o digital foi implantado devido a pandemia do covid-19. Na verdade ele já é uma realidade a muito tempo. Na educação, por exemplo, os sistemas que já tinham plataformas bem elaboras de eficientes, não tiveram dificuldade em implantar o sistema remoto. Ao contrário das marcas nunca olharam para esta realidade e ficaram à deriva.

Uber, Ifood, Netflix, Airbnb, são marcas que já prestavam serviços bem antes da e sem mesmo pensar em pandemia. Isso significa que a adesão ao digital depende de expertise e comportamento arrojado, o corona vírus não pode ser um subterfúgio.

O digital já está presente desde 2000, especialmente no Brasil que está entre os países que mais acessam a web no mundo. Portanto não cabe desculpa, é preciso estar atento e ter coragem de avançar.

Fundamentos

Muitos, diante de momentos difíceis que exigem muito trabalho e estratégia, ficam parados na pergunta: será que vai dar certo? Vai ser possível? É preciso mudar esses questionamentos. É hora de reunir a equipe e dizer: como vamos enfrentar este momento?

2021 chega com inúmeros desafios pós-pandemia, o cenário é nebuloso, porém planejando a partir das metas possíveis e alicerçando em fundamentos sólidos o êxito é promissor.

Construindo a base

Steve Cannon, CEO da Mercedes-Benz, afirmou que: “a experiência é o novo marketing”. Partindo desse princípio é importante conservar e atualizar o que já deu certo, aplicando da melhor forma.

Investir em tecnologia nunca será uma perda, ela exige evolução e propõe o olhar visionário que faz a marca crescer. Outra função é que ela traz o mundo inteiros sempre para mais perto.

Daniela Cachich ressalta: “As estratégias de marketing são retro alimentadas pelos dados”.  A colheita de dados é essencial para direcionar qualquer planejamento. É como seguir pegadas para buscar o melhor caminho. Muitas empresas estão investindo em cientistas de dados para reforçar suas equipes, analistas de business inteligence também estão encontrando muito espaço no mercado.

O professor de marketing Felipe Morais orienta: “Colhe os dados e cruze as informações: Ouça os dados”

Marketing H2H

Para começar um bom trabalho em 2021 é mais que necessário falar e exercitar a humanização. O Marketing H2H (Human to Human) proporciona um conjunto de vivências que aproximam a marca do cliente.

Engajamento

Encontrar o público-alvo faz parte do que é elementar no mundo dos negócios, porém é, arualmente, imprescindível engajar esse público. A partir do esboço das personas chega-se ao padrão dos clientes da marca e consequentemente amplia as possibilidades de atendê-lo.

Comunicar

A comunicação, independente da mídia, deve ser objetiva, clara e que vá direto às necessidades do cliente. Principalmente, tem que ser educada e agradável. É momento de repensar algumas estratégias e se colocar no lugar do interlocutor.

Onde tudo começou

Todo projeto de sucesso começou com a primeira inspiração. Pensar 2021 como um ano de desafios e incertezas é normal. Já falamos dos fundamentos a serem aplicados para o novo marketing digital. Some tudo isso primeira inspiração, onde, quando e quais circunstancias surgiu a marca?

Resgatar a identidade e os princípios da empresa agrega os melhores valores e promove abertura para novas experiências. O próximo ano exigirá a síntese da metáfora da águia e da galinha, vislumbrar os voos mais altos e belos tendo os pés firmes ao chão.

MARKETING H2H: HUMANIZAR É A TENDENCIA PARA O “NOVO NORMAL”

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MARKETING H2H: HUMANIZAR É A TENDENCIA PARA O “NOVO NORMAL”

Criatividade, desenvolvimento de novas habilidades, o olhar holístico, o cliente como protagonista englobam um conjunto de necessidades para adaptar a economia à realidade pós-pandêmica.

Humano Com Humano: Reconstruindo Em Parceria

A covid-19 provocou o caos em todos os âmbitos da vida humana, veio até nós uma realidade que só conhecíamos nos livros de História. Profundas feridas foram abertas em âmbito antropológico, social, político e especialmente na economia.

Para adentrarmos ao “novo normal” é preciso refletir, planejar e estabelecer novos paradigmas que atendam a realidade que se constrói a partir das estruturas, algumas rachadas e outras até em escombros.

Diante da demanda que emerge, posicionamento é a palavra de ordem. O marketing H2H (Human to Human) torna-se um modelo necessário, pois coloca no centro a humanidade do cliente e a disposição para resolver seus problemas.

Ouvindo A Voz Do Cliente

A empresa Accenture (empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing) publicou uma pesquisa relatando 83% do público consumidor brasileiro inclina-se a optar por empresas que tem uma base ética voltada para questões que valorizam a dignidade e promoção da vida.

Um grupo de 79% de consumidores exige que as empresas estabeleçam critérios e se pronunciem diante de temas relevantes para a sociedade. Outros 76% afirmam que suas decisões de compra levam em conta valores defendidos pela marca.

Necessariamente Humano

H2H é um modelo de marketing que tem como prioridade a realidade das pessoas. O contexto de cada um, compreende que cada cliente tem uma história a ser contada e problemas a serem resolvidos. A relação sincera e aberta com o cliente fara toda diferença para o sucesso e o fracasso das marcas.

Camilla Simon, especialista em estratégia de relacionamento e diretora da Moulin (agência responsável por projetos desenvolvidos para marcas como LG do Brasil, Hospital Albert Einstein, Comgás e Coral) afirma de forma categórica que para as novas estratégias a ordem deve ser colocar o humano no epicentro das atenções.

A profissional alerta, também, para o desenvolvimento de habilidades inerentes as características da personalidade humana: Humildade; Sensibilidade; Coragem; e Autenticidade. Devem, essas, serem agregadas ao conceito da marca.

H2H se desenvolve na prática

Empatia

Para compreender o outro é preciso olhar a partir da perspectiva dele. Ao exercer a empatia com o cliente, ele se sentirá confortável e compreendido. É um primeiro grande passo para criar laços fechar excelentes negócios.

Educação

Pergunte e trate o cliente pelo nome, escute-o e valorize seus anseios e vontades. Estabeleça uma relação de parceria. Essa atitude fortalecerá a confiança e fortalecerá o vínculo. Lembre-se que as pessoas precisam e querem ser ouvidas. E as ouvindo a empresa saberá com quem está negociando, para quem fornece seus serviços.

Autenticidade

Não tente enganar o cliente, mesmo que ele queira. É preciso dizer exatamente o que deve ser dito e não o que o ele quer ouvir. Ser transparente desperta confiança e quebra qualquer tipo de ruido na comunicação.

Porém não confunda franqueza com brutalidade. Seja cuidadoso e comunique de acordo para que os negócios sejam fechados com segurança e garantias de serem cumpridos e renovados.

Referência

Seja referência e inspiração para o seu cliente. O ser humano também é composto de emoção, expressá-las e acolher a reações do outro também é muito importante. Todas as pessoas estão buscando o melhor e isso precisa ser valorizado.

A Analista de Marketing Bárbara Georgiane diz que: “Inspirar pessoas vai muito além de fazer algo por elas, é dar algo que elas possam se agarrar e sustentar quando os obstáculos chegarem. É dessa maneira que as relações amadurecem!”

 

H2H – Human to Human – Em 2021, invista no cuidado!

Você sabe o que é a tecnologia VoIP?

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Você sabe o que é a tecnologia VoIP?

Cada vez mais estamos envolvidos por tecnologias que facilitam nossa vida. Nesse sentido, podemos dizer que a tecnologia VoIP é uma delas. Se você não sabe muito bem o que ela faz, calma que já vamos te explicar!

Mas, só para ter uma ideia, é por meio dela que você faz chamadas de vídeo e áudio em aplicativos como o Whatsapp e o Skype.

O que é a tecnologia VoIP?

Traduzido do inglês, o Voice Over Internet Protocol (VoIP), ou então Voz Sobre Protocolo de Internet, é um tipo de telefonia que usa a internet para fazer sua transmissão.

O VoIP faz a transmissão de voz por protocolo de internet. Em outras palavras, ele transforma dados analógicos de áudios e vídeos em dados digitais para internet. Com isso, ele permite uma comunicação ágil e fácil entre as pessoas.

Essa é a tecnologia por trás de uma chamada de vídeo ou áudio de apps de redes sociais. Nesse caso, os smartphones já possuem a função de fazer ligações via internet. E o sistema funciona porque envolve apenas pessoas físicas.

No entanto, quando se trata de empresas ou de comunicações entre telefones convencionais, a transmissão é um pouco diferente. Sobre isso vamos falar agora.

Como funciona

Em resumo, para funcionar o VoIP precisa de uma boa conexão com a internet e de aparelhos específicos ou adaptados para isso.

Caso você contrate um serviço de telefonia VoIP empresarial, seus computadores, tablets ou smartphones profissionais precisam de um softphone. Ou seja, de um app que faz e recebe ligações.

Em caso de telefones normais, ele pode receber chamadas via internet se você instalar um ATA Voip (Adaptador Telefônico Analógico). E, por fim, o VoIP ainda funciona em telefones IP, aparelhos usados somente para esse tipo de serviço.

O VoIP na prática

Não importa o modelo adotado, a comunicação via tecnologia VoIP se dá pela captura da voz que é transformada em dados digitais. Para chegar ao destino, esses dados são enviados por protocolo de internet (IP). Por fim, o IP chega ao destino sendo convertido em áudio novamente.

Apesar de parecer difícil e lento, todo esse processo acontece em milésimos de segundos. E mais, como funciona totalmente em meio digital, todo processo se torna bem mais rápido do que em uma ligação tradicional.

Vantagens e desvantagens da tecnologia VoIP

Em primeiro lugar, vamos falar da parte boa. Podemos citar, como vantagens do VoIP:

  • o baixo custo para ligações locais e internacionais porque usa o meio digital
  • a forma simples com que faz e recebe ligações através de um app ou telefone IP
  • sua mobilidade, pois o telefonema é recebido de qualquer lugar com acesso a internet
  • o fato de permitir que mais de duas pessoas participem da mesma ligação
  • a possibilidade de deixar ligações gravadas para consulta posterior

Além disso, a telefonia via internet também facilita o trabalho dentro de empresas. Isso porque permite o uso de ramais internos de modo gratuito.

Em segundo lugar, apesar da eficiência comprovada, o VoIP ainda tem uma desvantagem. Por se tratar de uma tecnologia digital, ele precisa de internet. Ou seja, para que uma chamada tenha qualidade, a internet deve funcionar bem e não cair a todo momento.

Essa dependência da internet também causa problemas em situações de emergência, em que não há o recurso de fazer ligações.

Por que contratar um serviço VoIP

Se você é pessoa física, pode parecer que esse tipo de serviço não é necessário, o que é verdade. No entanto, para as empresas, ele é fundamental.

Nesse momento, você se pergunta: Por que vou contratar e pagar por um serviço se ele é gratuito no meu celular?

De modo geral, para empresas, o recurso de contratar por o serviço de telefonia VoIP ajuda a dar mais estabilidade ao sistema. Isto é, com um VoIP empresarial, você terá o suporte para implantar a tecnologia contratando uma provedora como a PABX Virtual Em Nuvem.

Desse modo, obter um número virtual e gerenciar as ramais da empresa será mais tranquilo. Afinal, você terá o apoio de uma empresa especialista no assunto.

Outra coisa, com o VoIP, o seu negócio pode personalizar a maneira de atender os clientes. Isso, além de deixar uma primeira impressão melhor, também mostra profissionalismo da sua parte.

Antes de ir, deixe um comentário para nós. Queremos saber o que você achou da tecnologia VoIP e como pretende usar ela em seu negócio, se for o caso.

Tendências do Marketing Digital para 2021

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Tendências do Marketing Digital para 2021

A expectativa do contexto pós-pandemia se apresenta com possibilidades estratégias e instrumentos que podem alavancar as vendas para o ano de 2021

Não é novidade dizer que a pandemia do Novo Corona Vírus causou um rebuliço mundial, e no mundo do marketing digital não foi diferente, houve mudanças no modo de planejar e estabelecer metas.

A prospecção, isto é, as famosas tendências do mercado para o próximo ano terão elementos a mais. Partindo do ponto que muitas pessoas tiveram que redefinir seus planos pessoais, fatores que afetam diretamente o mundo dos negócios devido mudança na perspectiva do perfil dos clientes.

Expectativas

O crescimento do comercio digital cresceu consideravelmente em 2020, devido as circunstancias envolvidas em razão da pandemia. Fato que despertou o consumidor, que agora considera mais seguro para fazer suas aquisições por esse meio.

Outro fator a se considerar é que outra grande parte dos consumidores se propuseram a rever suas compras em perspectivas de diminuí-las, seja em função de um novo estilo de vida ou mesmo se preparando para uma possível recessão.

Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) esperam um crescimento de 18% no faturamento do e-commerce em 2020 comparado a 2019, em dados financeiros o número é superior a R$ 106 bilhões. Pode-se dizer que, no período entre a Black Friday e o Natal, o mercado manteve aquecido.

O fato a ser enfrentado é que 2021 será um ano de retomada, de uma reconstrução que pode durar de 6 a 12 meses, isso passa pela perspectiva de confiança do consumidor. Arthur Brognoli afirma que:

“É inegável que houve maior volume de experiências de clientes no digital, e esse é um caminho sem volta. A tendência é o mercado aproveitar esse crescimento e explorá-lo de forma mais efetiva, com ferramentas e soluções adequadas a estes novos perfis de consumidores.”

O desafio do marketing digital para 2021 será o de apresentar soluções de modo personalizado. Revisando o modelo de capitação de clientes. Mas principalmente apresentando-se com a capacidade de solucionar dores, problemas serem sanados de forma objetiva, porém personalizada.

De Volta a “Normalidade”

“As relações comerciais, especialmente com o digital, mudaram em definitivo”, diz Brognoli. O comportamento das pessoas foi transformado de modo considerável na pandemia. Quando se fala em vendas, algo que era esporádico, como a venda para personas (cliente especifico) e datas festivas, se tornarão corriqueiras, parte fundamental do mundo das vendas.

O foco é no grupo B2C, que está muito inserido no mundo digital. É necessário chegar até ele através das próprias mídias sociais, estabelecendo estratégias específicas para cada uma delas. 

Inteligência Artificial: Grande Aliada.

A inteligência artificial e seus recursos como atendimento virtual, chatbots e pabx virtual não são novidades, mas em 2020 estabeleceram sua casa no mundo das vendas. A grande vantagem é que esses recursos se adequam a cada mídia de modo a relacionar com o usuário de modo mais fluido e efetivo. O grande ganho nessa relação é que a empresa estará em operação 24 horas, adaptando ao cotidiano do cliente.

As Relações

Interatividade é a palavra da vez, direcionar o contato especifico e direto com o consumidor é a função do marketing interativo. O consumidor torna-se cada vez mais exigente, principalmente quanto ao atendimento. Encurtar essa relação, promover agilidade na resolução de problemas trará benefícios a empresa.

Os Nichos

Das tendências atuais, uma desponta de forma significativa é o marketing de influência, que parte de pessoas comuns com grande poder de capitação de clientes para determinado nicho de vendas.

Ao invés de fazer um alto investimento em busca de um público amplo, investir em micro influenciadores leva diretamente ao cliente que consumirá seu produto.

Audiovisual

A grande vantagem das mídias de audiovisual está capacidade de adaptação dela, é um método que se reinventa. 2020 foi o ano das lives que geraram muita história, conteúdos de incontáveis nichos e de grande aceitação por parte do público.

É um recurso que seguirá forte para o próximo ano e deve ser usado da forma mais adequada para atingir as metas de vendas e lucros da sua empresa.

RECRUTAMENTO E DIANTE DA HEGEMONIA DA TECNOLOGIA

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RECRUTAMENTO E DIANTE DA HEGEMONIA DA TECNOLOGIA

Recrutamento, quais as perspectivas em meio ao mundo digital?

É preciso tem ciência de que o modo digital de recrutamento já se estabeleceu a bastante tempo. A dinamicidade do mercado, as exigências que emergem cada vez mais rápido. É fundamental, portanto, adaptar-se diante das novas demandas.

É um caminho sem volta, o mundo é cada vez mais digital. A tecnologia abrange todas as dimensões, seja em âmbito social e/ou econômico. O que faz muitas companhias aderirem à inteligência artificial para o processo de seleção e recrutamento.

Essas transformações não atingem somente o âmbito das empresas e do capital. Promove mudanças consideráveis em perspectiva antropológica que serão percebidas no processo de recrutamento.

Como é o recrutamento hoje?

O ano de 2020 entra para a história marcado pela pandemia decretada em função a covid-19. Isso causou mudanças em todos os aspectos da vida humana. As empresas adaptaram-se também a realidade, de modo que o processo seletivo também teve que adequar-se dentro dos protocolos previstos para a contenção da doença. As empresas que não possuíam meios digitais, viram-se obrigadas a promover as pressas esses meios.

A grande sacada foi que o processo digital que deveria ser provisório, somente para o momento, mostrou-se eficiente e capaz de atender bem as necessidades.

O processo de recrutamento online amplia as possibilidades, pois abrange candidatos em todo território nacional, diversificando os projetos e agiliza o processo.

Os Recursos humanos são o coração da empresa. Como afirma Mariana Dias, CEO da Gupy:

“O RH é uma área super estratégica, com diversos dados que podem ser trabalhados, e que cuida do maior ativo da empresa, que são pessoa. Mas sempre esteve ‘de lado’, e as tecnologias ofertadas para essa área eram muito complexas, engessadas, sem preocupação com usabilidade, uso de People Analytics.”

O mundo, atualmente, propõe inúmeras exigências que partem do mercado. Não basta contratar, é preciso estabelecer um plano eficiente para integrar a nova realidade, na verdade às novas realidades.

O perfil do profissional deve alinhar-se, não somente ao perfil empresarial, mas também deve conectar-se aos aspectos antropológicos, sociais e culturais.

O recrutamento digital, portanto, apresenta-se como mais eficaz, atendendo ao RH com maior objetividade e rapidez. É uma nova experiência de seleção, mais criativa, dinâmica e atual.

Funcional e Objetivo

Antes o recrutamento era entendido como reativo. Hoje o processo exige planejamento e perspicácia. E para tornar o RH mais eficiente, faz-se necessário investir em inteligência artificial que diminua o peso do setor.

A inteligência artificial pode dar conta de toda seleção prévia. Uma tecnologia bem elaborada desfaz preconceitos calcificados, aumenta oportunidades e torna o processo também mais justo.

Humanização da empresa

A tecnologia não desumaniza o processo de recrutamento, pelo contrário, faz ele mais relevante e criativo. O RH não pode reduzir-se a um departamento meramente burocrático. É preciso fazer dele um lugar de engajamento de gente que além do trabalho, crie senso de pertença em relação a empresa.

Stefanie Ferracciu, diretora de Gente e Gestão da Gupy, afirma que:

“A área de Gente e Gestão tem que trazer isso pra diretoria. Porque é muito fácil só falar de número e performance, mas se as pessoas não estiverem bem, a performance não vai acontecer”

O recrutamento deve tornar-se humanista, capaz de ver além de um prestador de serviços ou fornecedor de mão de obra. A demanda do mercado exige integração e interação. A empresa deve ter uma missão e propósitos bem estabelecidos a serem abraçados por seus colaboradores.

As novas tecnologias são uma porta de entrada para a grande novidade estabelecida no mundo do capital e dos negócios. Mais do que implantá-las, faz-se necessário integrá-las em um ambiente humanizado. 

O Facebook vai acabar?

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O Facebook vai acabar?

Enganaram-se aqueles que previram que o Facebbok estava fadado ao mesmo destino que o MuSpace e o Orkut, mídias sociais que desapareceram por tornarem-se obsoletas. Lançado há 16 anos, o Face, como é chamado pelos brasileiros, tem somente crescido a cada ano. Qual seria o segredo dos seus gestores.

O segredo desse sucesso está na capacidade de se reinventar e perceber as nuances da própria história, é uma empresa que está sempre um passo à frente.

Para se manter no mercado, o Facebook desenvolve serviços capazes de alimentar a fidelidade do seu usuário, bem como o interesse em passar horas navegando pela plataforma.

Porém há um problema que sempre foi a pedra no sapato da empresa, quando se relaciona a questões de privacidade dos dados bem como o aparecimento de potenciais concorrentes.

O Facebook só cresce

Com todas as adversidades que chegaram com o ano de 2020, as ações do Facebook valorizaram a ponto de aumentar a receita em 18%, somente nos primeiros 3 meses, em dólares estima-se um lucro de mais de 17 bilhões.

Os resultados da empresa são favoráveis, mesmo diante do cenário da pandemia e as consequências econômicas que vem junto ao combo.

A empresa hoje detém em torno de 1,8 bilhão de usuários em todas as suas plataformas: Facebook, WhatsApp, Instagram ou FB Messenger, todas elas pertencentes ao conglomerado digital de Mark Zuckerberg. O que faz a companhia crescer, mesmo que o ritmo de adesão ao aplicativo siga em ritmo mais lento.

Os números são muito favoráveis, em vendas a companhia vendeu em torno de 20 bilhões, o que determinaria uma margem de 6% de lucro e 23% de crescimento.

Ainda tratando de números, os usuários mensais do Facebook foram 35 milhões em todo planeta. Observando a volta do crescimento na América do Norte, que alavancou esse resultado.

Estratégias

O mundo do capital é dinâmico, consequentemente as exigências mudam rapidamente, o Facebook é uma empresa que tem toda expertise para conviver nesse meio. Sempre tem uma alternativa rápida para atender novas demandas.

Uma de suas estratégias é comprar potenciais concorrentes, isto é, quando surge, mercado, uma nova empresa que pode ameaçar a sua hegemonia, o Facebook faz uma proposta de compra.

Quando esse plano não dá certo, devido ao dono da outra empresa não querer o negócio, a alternativa é elaborar um produto que faça frente ao concorrente, angariando usuários e buscando enfraquecer o concorrente.

A mina está nos dispositivos móveis

Com uma estratégia denominada de “Celular Primeiro”, o Facebook determinou que todos os seus produtos seriam, antes, pensados para smartphones e tablets, depois desenvolver a adaptação para desktop.

Os testes da empresa são feitos com usuários de mobile, o que possibilita avaliações consistentes e melhores aprimoramentos. Essa estratégia é fruto da mente de Mark Zuckerberg, ele foi um visionário do potencial dos smartphones.

Isso faz a empresa estar sempre a frente, de acordo com as exigências da dialética do mercado que cria e mata tendências em pouco tempo.

Os problemas

A maior preocupação dos usuários, não somente em relação ao Facebook, é justamente com a proteção dos seus dados pessoais, tendo em vista os inúmeros crimes que ocorrem via web. A internet ainda é uma terra sem lei. Esse é o calcanhar de Aquiles, a criptonita de Mark Zuckerberg.

Que foi denunciado em grandes jornais porque teria permitido o uso de informações de usuários para fins políticos. Esses escândalos mudaram a visão de uma grande parcela dos usuários quanto a credibilidade da empresa.

Muitos países impuseram normas mais rígidas para a regulamentação das plataformas da empresa. E o grande desafio é atender essas normas e recuperar a credibilidade.

Alternativa viável para vendas

Para pessoas que trabalham com vendas na internet, o Facebook é uma das melhores alternativas, devido a oferecer meios eficazes e baratos para alcançar clientes, aumentando seus lucros.

A história dos sistemas PABX e sua evolução ao longo dos anos

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O primeiro dos sistemas PABX foi desenvolvido por advogados na década de 1960 e exigia que um operador humano direcionasse manualmente as chamadas. As empresas contratavam seus próprios operadores, comprando ou alugando um pequeno número de linhas telefônicas e blocos de painéis, para que fosse possível utilizar um grande número de telefones sem pagar muito caro para os parâmetros da época.

O fato permaneceu durante alguns anos: as ligações ainda exigiam um operador humano. As centrais telefônicas automatizadas foram usadas pelos serviços públicos por várias décadas, mas as empresas privadas hesitavam em usar essa tecnologia muitas vezes não confiável. Nos anos 1970, as centrais automáticas viam a adição de supercondutores, tornando-os mais rápidos e confiáveis.

Sem a necessidade de um operador humano, os sistemas PABX tornaram-se ainda mais acessíveis e populares. À medida que as empresas deixavam de usar os serviços públicos, descobriram mais benefícios oferecidos por seus novos sistemas, incluindo discagem de ramais, grupos de busca e encaminhamento de chamadas.

À medida que os computadores se desenvolviam, surgia uma atualização para o PABX: o sistema Time Division Multiplexing (TDM). Esse sistema, que ainda é o sistema telefônico mais usado pelas corporações nos dias de hoje, foi construído de forma muito parecida com um computador de mesa.

Ele foi projetado como um grande gabinete que abrigava um disco rígido, unidade central de processamento (CPU), memória de acesso aleatório (RAM) e sistema operacional. As empresas poderiam acrescentar músicas ou linhas telefônicas adicionais facilmente comprando novas placas para adicionar ao gabinete, que era menor do que os sistemas anteriores.

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Infelizmente, esse novo sistema era um investimento caro. Para passar de analógico para digital, cada telefone precisava de uma substituição compatível com TDM. Essas placas de fácil inclusão estavam disponíveis apenas com 16 linhas, o que forçou as empresas a comprar mais linhas do que precisavam. Até que apareceu a internet e, com isso, um novo desenvolvimento para se juntar aos sistemas PABX e TDM.

O que são sistemas PABX IP?

Antes da Internet, todas as chamadas telefônicas passavam pela rede da companhia telefônica, o que exigia telefones analógicos em cada extremidade. Então, a partir da década de 1990, os desenvolvedores criaram a capacidade de canalizar chamadas pela rede de dados da Internet. Isso é conhecido como Voice over Internet Protocol (VoIP).

O VoIP funciona na seguinte sequência:

  1. Chamadas telefônicas analógicas são convertidas em sinais digitais.
  2. Os sinais digitais são traduzidos em pacotes do protocolo Internet (IP).
  3. Os pacotes IP são convertidos novamente em sinais de telefone e recebidos por um telefone na outra extremidade.

O VoIP faz convergir as redes de voz e dados: os usuários tinham acesso à Internet, chamadas telefônicas analógicas e chamadas telefônicas VoIP na mesma linha.

Este novo sistema foi revolucionário para muitas empresas, mas ainda assim foi um investimento. As empresas tiveram que mais uma vez substituir seus equipamentos e softwares, desta vez com sistemas IP e outro tipo de aparelho telefônico. Como era mais barato do que um sistema de PABX convencional, uma opção acessível apenas a grandes corporações, qualquer empresa poderia usar sistemas PABX IP.

A evolução da tecnologia VoIP

Como a internet continuou a se desenvolver, novas possibilidades surgiram. Em vez de restringir as chamadas para equipamentos IP PABX, os sistemas VoIP permitiam a comunicação entre computadores, telefones e telefones IP. Este novo sistema foi baseado na nuvem e hospedado por um provedor externo. Funcionou como uma aplicação, oferecendo múltiplos canais de comunicação. Os usuários podem bater papo por vídeo, compartilhar dados, enviar mensagens instantâneas e muito mais. Eles poderiam fazer isso de qualquer lugar, desde que tivessem em mãos um dispositivo conectado à internet.

O sistema VoIP também permitiu que as empresas integrassem sua comunicação com outros aplicativos. Agora, os vendedores podem rastrear chamadas em sistemas de CRM e usar anotações de conversas anteriores. A comunicação ficou conectada e as possibilidades infinitas.

Mix de Marketing: Compreenda a partir dos 4 Ps

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Mix de Marketing: Compreenda a partir dos 4 Ps

Produto, Preço, Praça e Promoção, conhecidos como 4 Ps ou Mix de Marketing. É um conceito que desenvolve a melhor base para as estratégias de negócios. São 4 colunas que sustentam e direcionam o bom caminho para o sucesso nas vendas.

Ao contrário do que muitos pensam, a tecnologia não sobrepõe conceitos consagrados, é necessário agregar as realidades, de modo que a internet não veio para destruir as estratégias já existentes. Os 4 Ps do Marketing é, sem sombra de dúvida um dos melhores frameworks no que se refere a estratégias de planejamento.

Os especialistas em marketing conhecem muito bem estas expressões o Mix de Marketing é uma estrutura estratégica a partir de 4 pilares, os 4 Ps: Preço, Produto, Praça e Promoção. Seu objetivo é estabelecer a marca, encontrar o público-alvo e garantir o sucesso nas vendas.

É um conceito criado na década de 1960, em que o mundo passava por muitas mudanças, o contexto era de revoluções com os Beatles garantindo a trilha sonora. A vantagem dos 4Ps é que não se apresentou como um conceito estagnado e é capaz de adaptar-se, por isso se adequa perfeitamente ao mundo digital,

De forma, mais didática, apresentamos os 4 Ps do Marketing a partir de situações concretas de fácil aplicação às estratégias da sua empresa.

Os 4 Ps

Toda empresa precisa ter bem claro e estabelecido seu planejamento de vendas, os 4 Ps do Marketing são as principais variáveis que possibilitam a apresentação do produto. O nome vem das da primeira letra de cada palavra que compõe esta estratégia:

Preço, Produto, Praça e Promoção

No mundo da propaganda este conceito também é conhecido como Mix de Marketing ou Composto de Marketing, por juntar diferentes variáveis. Porém o framework mais difundido e mais acolhido é mesmo a expressão 4Ps.

O grande missionário deste termo foi Philip Kotler, ele orientou que esse método deve ser totalmente estabelecido e controlado pela empresa. As variáveis devem ser decididas em âmbito fechado de forma bem concatenada para obter as melhores respostas diante dos consumidores.

É preciso entender que as variáveis são interligadas como uma teia, o êxito da execução depende da harmonia entre elas, como os instrumentos de uma orquestra, nada pode sair da pauta. Portanto o planejamento deve estar todo alinhado, pensado em conjunto de ponta a ponta para que ao ser apresentado a visão de quem recebe seja unívoca.

Fundamentos do Mix de Marketing

O Mix de Marketing é uma ferramenta que tem orientado inúmeras empresas em seu planejamento ao longo de 6 décadas. E mesmo com tanto tempo no mercado ainda se apresenta como grande estrela. Um dos segredos da sobrevivência no mundo do capital é a capacidade de se “metamorfosear”, as opiniões calcificadas não sobrevivem.

Veja as razões que fazem deste conceito ser a melhor estratégia:

Demarcar território em relação ao público-alvo.

Os 4 Ps do Marketing apresentam a marca ao mercado, seguindo as metas desejáveis e possíveis de serem alcançadas.

É uma forma de pensar com a mente do consumidor, quando eu quero comprar alguma coisa, o que eu procuro? Preço, Produto, Praça e Promoção respondem as principais perguntas daquele que compra. Um plano bem feito conquista o cliente.

Outra vantagem é que os 4Ps já apresentam o branding, discorrem sobre os aspectos e custo-benefício, estreitando o contato com o consumidor.

Sem estabelecer as estratégias de posicionamento é como dar um tiro na água, não se pesca nada, ao passo que se estabelecer um projeto ordenado o cardume é garantido.

Ao Trabalho

Portanto entenda que os 4Ps do Marketing é uma ferramenta flexível que é capaz de adequar-se para funcionar perfeitamente de acordo com as metas da sua empresa.

Inclusive para o melhor resultado é preciso decantar as variáveis e aplica-las de acordo com o seu negócio. 

Como a URA pode ajudar o seu home office

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Como a URA pode ajudar o seu home office

O home office cresceu muito nos últimos tempos e exigiu mudanças rápidas em muitas empresas. Na esteira disso, serviços que fazem a comunicação entre colegas de trabalho se tornaram essenciais. Assim sendo, serviços de telefonia em nuvem se destacam como uma solução. Diante disso, veja a seguir como a URA pode ajudar o seu home office.

O trabalho em home office

Antes de mais nada é preciso falar um pouco sobre o home office.

Isso porque o trabalho remoto é feito, de modo geral, em casa e têm muitas vantagens. E isso vale tanto para as empresas quanto para os empregados.

São vantagens do home office:

  • mais flexibilidade da jornada de trabalho
  • maior autonomia
  • aumento da qualidade de vida
  • mais produtividad

De acordo com a Revista Época Negócios, mais de 50% dos brasileiros querem continuar em home office, mesmo após a pandemia.

Além disso, a qualidade dos serviços prestados merece atenção especial. E é aqui que entram os serviços de telefonia focados em atender o cliente e no uso de ramal interno como a URA. Veja a seguir o que é essa sigla e como ela pode ajudar no seu home office:

Conceito de URA

Em suma, a URA significa Unidade de Resposta Audível. Ela é um sistema que permite controlar o fluxo de ligações de uma empresa.

Para fazer isso, cada empresa tem um sistema próprio, feito de acordo com aquilo que precisa. Assim, tudo precisa ser bem estruturado e fazer sentido.

Isto é, os menus de interação devem priorizar os setores mais relevantes para o que o cliente precisa.

Além disso, a URA também funciona como um sistema de ramal interno para a empresa. Isso torna a comunicação entre os funcionários mais eficaz.

Em outro momento já falamos sobre as vantagens da URA para a sua empresa, vale a pena dar uma conferida nesse material.

Enfim, em geral, esse recurso se mostra fundamental ao home office, como vamos mostrar agora:

Como a URA pode ajudar o seu home office

Quando uma empresa opta por fazer todo ou parte do trabalho em home office, é inviável instalar linhas de telefone fixo para todo mundo. Assim, serviços de telefonia em nuvem, com um número virtual acessível a todos, facilita e muito a operação.

Com uso da tecnologia VoIP e integrado ao PABX virtual, a URA pode ajudar o seu home office.

Isso porque a automação dos serviços de telefone ajuda a:

  • filtrar e fazer a triagem das ligações para os setores certos
  • facilitar o contato do cliente com a empresa
  • deixar o atendimento mais profissional
  • diminuir o tempo de espera do cliente
  • solucionar problemas simples
  • antecipar informações por meio de menus interativos

Desse modo, fica mais fácil para trabalhar em home office. Afinal, o trabalhador só precisa lidar com o cliente quando a URA não tiver a solução.

E mais, esse modo de atender ao cliente fica mais assertivo. Isso porque, com o menu inicial, o cliente já será direcionado ao setor correto e suas informações já vão estar salvas.

Tudo isso, além de acelerar a solução das demandas, também deixa o trabalho, como um todo, mais fácil. Restando, portanto, mais tempo para outras tarefas.

A URA pode ajudar no trabalho interno do home office

Você também pode usar a URA para fazer a comunicação interna na empresa. Ou seja, para criar ramais em que todos podem conversar sem falhar ou ruídos.

Isso é possível porque o sistema oferece uma boa cobertura para os diversos ramais da empresa. Em outras palavras, com a URA, cada um pode estar em contato constante com seus colegas.

Desse modo, fica mais rápido e ágil trocar ideias e informações sobre o trabalho.

Por fim, é importante investir em um bom sistema de tecnologia de telefonia em nuvem. Para isso você deve priorizar a qualidade do serviço. Nesse sentido, nossa sugestão são os serviços da TW Solutions.

A operadora de telefonia tem clientes em todo país e conta com soluções que atendem todos os perfis de negócios. Vale a pena conferir e colocar seu home office em conexão com as facilidades da telefonia de nuvem.

As 5 principais vantagens da URA para sua empresa

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As 5 principais vantagens da URA para sua empresa

O atendimento ao cliente é um serviço muito importante para qualquer empresa. E, quanto mais rápido e eficaz ele for, melhor! Nesse sentido, otimizar esse serviço é tarefa básica. Para que isso seja mais fácil, conheça agora as principais vantagens da URA e como ela pode ajudar o seu negócio.

Se você ainda não sabe o que é a URA nem quais são suas vantagens, fique com a gente!

Mas, o que é a URA?

URA é a sigla para Unidade de Resposta Audível. Em suma, é um serviço de atendimento eletrônico que ajuda a melhorar o modo como os clientes são atendidos.

Esse tipo de serviço surgiu entre as décadas de 1970 e 1980 para ajudar os bancos a fornecerem saldos bancários. Com o tempo, o sistema passou por mudanças. E hoje a URA ajuda a vender, informar e atender reclamações, por exemplo.

Nesse sentido, podemos dizer que é um serviço que permite atender às demandas mais urgentes dos clientes.

Atualmente, ter um serviço como este tem se mostrado bastante útil para as empresas. Assim sendo, vale destacar as 5 principais vantagens da URA para o seu negócio, confira:

As vantagens da URA para a sua empresa

Antes de mais nada, é preciso lembrar que cada empresa deve ter seu próprio sistema. Assim, além de garantir um atendimento personalizado, também dará mais confiança aos seus clientes.

Adotando um sistema próprio para atender os clientes, você vai poder ver, na prática, os benefícios disso.

5 vantagens da URA

1- Mais agilidade

Uma das principais funções da URA está, justamente, em fazer o primeiro atendimento ao cliente. Para que isso seja possível, ela recebe a ligação e a direciona para o setor correto. Fazendo, portanto, a triagem do serviço.

Com isso, cada operador humano recebe somente as ligações ou dúvidas do chat que está apto para responder.

Esse sistema, além de tornar todo o processo mais ágil, também garante maior satisfação para quem está ligando. Afinal, ninguém gosta de ir de um setor a outro e não ter seu problema resolvido, não é mesmo?

2- Solução de problemas

Além de atuar como um filtro inicial, a URA também pode solucionar alguns problemas de forma imediata e rápida.

É comum recorrer a ela para consultar saldos, horários de consultas médicas, status de entregas, 2ª via de boletos, etc.

E mais, como a URA atua sem controle humano, ela pode desafogar todo o trabalho manual. Assim, o problema da falta de pessoal para trabalhar no call center também é resolvido.

3- Redução de custos

Implantar a URA pode sair caro no início, porém, com o tempo, o investimento se paga. Isso porque ela garante a redução de custos em outros pontos como:

  • contratação de mão-de-obra
  • tempo de espera para atendimento

Além disso, o horário para atender aos clientes fica maior. Afinal, a máquina trabalha 24 horas por dia, durante 7 dias por semana. E isso garante que algumas coisas possam ser resolvidas quando a empresa estiver fechada.

4- Processo mais humano

Sem dúvida, os serviços do sistema da URA resolvem várias demandas imediatas.

Graças a evolução da inteligência artificial, que capta as principais solicitações dos clientes, foi possível tornar o processo mais humano. Só para ilustrar, hoje você já pode escolher o tom de voz, linguagem e o sexo da voz do sistema.

Com isso, a empresa pode ficar bem mais próxima de seus clientes e adaptar seus serviços de acordo com o público alvo.

5- Profissionalização

Por fim, mas não menos importante, está a vantagem da URA garantir um atendimento profissional para o negócio. Em outras palavras, podemos dizer que esse sistema permite que a empresa cause uma boa impressão aos clientes por oferecer um serviço autônomo.

Outro fator que aumenta o profissionalismo é o fato do sistema atender a todos da mesma maneira. Isto é, diferente de um ser humano, a URA está sempre igual e não sofre com o estresse do cotidiano. Assim, todos os clientes serão atendidos com o devido cuidado.

Da mesma forma, a presença da URA mostra que a empresa está atenta ao que o mercado exige: agilidade e suporte adequados.

Em conclusão, diante de todas as vantagens da URA, podemos garantir que se trata de um bom investimento para qualquer negócio. Vale a pena dar ao cliente uma boa experiência para que ele retorne sempre!