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BUZZ MARKETING: ENTENDA AS RAZÕES DE APLICAR EM SUA EMPRESA

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BUZZ MARKETING: ENTENDA AS RAZÕES DE APLICAR EM SUA EMPRESA

O buzz marketing é uma tendência que vem conquistando o mundo empresarial e da publicidade nos últimos anos. Por ser uma composição de estratégias eficazes e de custo baixo. O desafio, para os profissionais, é desenvolver campanhas do modo correto dando visibilidade à marca. 

Buzz Marketing, afinal do que se trata?

Buzz, em inglês, significa zumbido, zoada, burburinho ou rumor. Relaciona-se com o barulho da abelha. Por esse ponto de partida se tem a noção do significado no marketing.

O Conceito 

Pode-se definir o conceito de Buzz Marketing como: Um conjunto de estratégias de marketing que tem por objetivo colocar a marca em evidência, sendo as pessoas, o meio de divulgação, seja em seu cotidiano e por meio das mídias sociais.  

Nesse intuito o planejamento é elaborado de modo a estimular o povo a falar sobre o assunto desejado, esse assunto é o seu produto ou algo que o envolve. 

As mídias sociais oportunizaram o desenvolvimento do Buzz Marketing. Por ser um meio utilizado por grande parte da população do planeta e a capacidade de interação rápida e de longo alcance. Um assunto lançado na web pode chegar nas conversas pessoais em poucos minutos e afetar milhares de pessoas. 

Essa eficácia e o fato de ser uma atualização no modo de relacionar, teóricos do marketing o chamam de “Marketing Boca a Boca 2.0”.

Buzz Marketing: Um Modo Eficiente de Fazer Marketing

Há quem diga que a internet afasta as pessoas, talvez seja verdade em alguns aspectos, mas quanto ao mundo dos negócios, percebe-se que há uma conexão maior e troca de experiências através de consumidores que se encontram por meio de um nicho comum.

Assuntos de todas as esferas são tratados cotidianamente na internet, trabalho, esporte, política, saúde, bem-estar por exemplo. Isso afetou diretamente no comportamento do consumidor, que se tornou mais exigente e pesquisador, tanto nos buscadores quanto na troca de experiência. 

Antes de comprar, o cliente busca referências que sigam seus critérios de expectativa, não basta ser um bom produto, ele tem que resolver as demandas. As melhores fontes para resolver as dúvidas são outras pessoas. A equação é simples, a boa experiência com o produto ou serviço, será passada adiante. 

Custo Benefício

O Buzz Marketing tornou-se a menina de ouro do marketing devido ao excelente custo-benefício que ele proporciona.

Demanda baixo investimento, pois o fluxo do gerado pelas estratégias do buzz marketing é orgânico, depende do estímulo às pessoas para que falem da marca. As campanhas geram bons resultados sem muito custo.

A utilização das mídias sociais proporcionam um alcance extraordinário, é como ter uma caixa de som que pode ser ouvida no mundo todo. Uma pessoa nas redes sociais pode interagir com mais de mil em poucos segundos.

A credibilidade é adquirida a partir do testemunho do próprio consumidor, isso gera confiança. A pessoa satisfeita torna-se uma fiadora espontânea para o produto. Imagine uma marca nova no mercado, os clientes terão respaldo na compra pela fala dos que já usaram. A confiança derruba muros.

Buzz Marketing na Prática

O buzz, para ser eficiente, tem que ser espontâneo. Não funciona contratar pessoas para falar bem da sua marca. Para ser um agente espontâneo de sua empresa, o consumidor precisa ser conquistado pelo valor e eficiência do produto.

 

Não pense no cliente como um mero receptor de um produto, crie uma relação amigável em que ele sinta-se confortável. Resolva o problema dele, seja sempre confiante e honesto, para que ele tenha segurança, tudo isso agrega valor.

Explore o diferencial da sua marca, mostre que seu conceito é diferente do que é oferecido no mercado. Engaje sua empresa em campanhas do cotidiano, como outubro rosa e novembro azul. Além de promover empatia, gera comprometimento além da venda. 

Crie boas expectativas em seu consumidor, prepare o ambiente para o lançamento do produto que terá um plus se o produto ou serviço se apresentar melhor que o esperado. 

Em um mercado cada dia mais concorrido, o Buzz Marketing apresenta estratégias precisas para batalhar com sua marca por um espaço. Elaborando boas estratégias o retorno pode ser esperado, lembrando que seu principal parceiro será o cliente.

BUZZ MARKETING X MARKETING VIRAL: POR QUE SÃO DIFERENTES?

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BUZZ MARKETING X MARKETING VIRAL: POR QUE SÃO DIFERENTES?

Buzz marketing e marketing viral, qual é a diferença? É uma dúvida comum hoje em dia. Porque a ordem é viralizar na internet, mas quais estratégias se relacionam a um conceito e ao outro. A que demanda eles servem? Seria a mesma coisa? 

Vamos entender de forma didática cada um e elaborar as diferenças.

Buzz Marketing

Buzz marketing é uma estratégia de marketing concentrada sobre a marca e a campanha. 

“Melhor forma de vender algo: não venda nada. Ganhe o reconhecimento, respeito e confiança daqueles que podem vir a comprar.” – Rand Fishkin

Buzz é uma palavra de origem inglesa que significa zumbido, o barulho da abelha. No marketing carrega a responsabilidade do estímulo, da provocação.

Compreende um conjunto de estratégias que tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores. Estimular para que as pessoas falem da marca nas rodas de conversas, mídias sociais, aplicativos mensageiros é colocar o produto no centro das atenções, sendo o papo mais falado em diversos ambientes para atingir o público do seu nicho.

Setas, Dentro, Pressão, Solicitação De, Stress

O Buzz marketing foge dos conceitos tradicionais de publicidade, por isso passa despercebido, porém propositalmente, pois a estratégia é fazer a propaganda sem dizer que é uma propaganda. O principal agente nesse caso é o próprio consumidor. 

A principal meta nessa estratégia, nem é a venda direta, mas sim fazer com que a marca seja conhecida. Portanto está longe do modelo mais conhecido como inserções em rádio e televisão. O local de divulgação são as conversas entre pessoas, seja em encontros ou mídias sociais. 

Há formas de induzir também, no caso criando polêmicas, observe quando há um lançamento de algum filme em Hollywood, surge alguma fofoca sobre o diretor ou ator protagonista. Ou mesmo eles dão uma entrevista com elementos para provocar a mídia e repercussão entre as pessoas. Há pouco era comum, autores de novela colocarem cenas de beijo gay provocar, hoje já não causa tanto efeito. As estratégias de buzz devem acompanhar o que repercute no momento. 

No caso do e-commerce, o foco do buzz marketing é evidenciar o produto ou serviço que a ser inserido no mercado seja notícia na imprensa, citado nas mídias sociais, nas conversas de cafezinho no intervalo do expediente. É colocar, de fato, a marca em evidência.

Marketing Viral

O Marketing viral dispõe estratégias baseadas na construção de campanhas com intuito de viralizar, ou seja, repercutir na internet. É uma peça lançada propositalmente com o objetivo de gerar engajamento, isto é, likes, comentários e compartilhamentos.

“Crie algo que as pessoas queiram compartilhar.” – John Jantsch

As pessoas gostam de coisas bonitas, no que se refere a estética, que sejam úteis e por que não, engraçadas. O marketing viral está voltado para esse princípio, criar conteúdos relevantes, agradáveis e que sejam compartilhados. 

Social, Meios De Comunicação Sociais, Comunicação

No marketing viral, as pessoas são sua principal fonte de divulgação, porém não é simplesmente fazer uma postagem e contar com  sorte. 

É preciso que a estratégia seja bem feita, planejada de acordo com o público a ser afetado, acertando o planejamento o público vai repassar de forma espontânea e gratuita. 

Não é uma manipulação, é conquistar, porque você ofereceu gratuitamente algo bom, que foi relevante naquele momento. Quem recebe quer mostrar para outras pessoas. 

Buzz Marketing e Marketing Viral: Identificando Cada Estratégia

Pode até ser que sejam semelhantes, mas buzz marketing e marketing viral são coisas distintas, na verdade são estratégias diferentes. Cada um tem uma missão no mercado.

O buzz marketing levanta o assunto sobre a marca entre as pessoas, ou lança iscas para que ela entre no assunto. O marketing viral tem como meta conquistar a audiência a partir de uma postagem e transformar a mesma em divulgadora. 

O retorno de cada uma delas também tem diferença

O buzz marketing tem por meta dar visibilidade a marca e criar um vínculo com o consumidor, ou seja, colocar o produto nas falas das pessoas, estimular a discussão em torno dele através das campanhas.

O marketing viral tem como missão o compartilhamentos, fazer com que o conteúdo chegue ao maior número de pessoas o mais rápido possível.   

Ambas são fruto de planejamento estratégico, mas quanto ao controle das campanhas, o buzz proporciona maior capacidade de domínio, as cartas são dadas de forma meticulosa e quanto a necessidade. O viral é mais livre, mesmo tendo metas traçadas, o fluxo ocorre de forma espontânea, porém pode ser até de forma imediata.

Dadas as diferenças, não entre naquele jogo de um ser melhor que o outro. Ambas estratégias são eficientes, porém a escolha baseia-se no seu objetivo para sua marca. Só não vale confundir os conceitos. 

FUNDAMENTOS PARA DESTACAR COMO ESTRATEGISTA DO MARKETING DIGITAL

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FUNDAMENTOS PARA DESTACAR COMO ESTRATEGISTA DO MARKETING DIGITAL

Ser um estrategista destacado no marketing digital é um posto almejado por muitos, porém que exige um conjunto de habilidades a serem desenvolvidas. É um caminho árduo, complexo, porém não impossível se bem alicerçado e projetado da maneira correta.

O profissional do marketing digital quando escolhe esse ramo já sabe que todo o trabalho é conduzido por meio de estratégias. Com diversas áreas a serem exploradas.

Para se tornar um bom estrategista é preciso fixar-se em alguns fundamentos, os quais apresentamos neste artigo, baseado em pesquisa e depoimentos de profissionais do meio. Quer conhecer os primeiros passos? Siga a leitura.

Visão 

O estrategista deve ter visão ampla do negócio, como uma águia voando alto e alcançando todos os pontos com seu olhar. A obter conhecimento da empresa desde o início, formação dos valores, objetivos e missão na sociedade. 

Passe um tempo observando e conhecendo todo o funcionamento, como os acordos são feitos, como a marca se relaciona, não apenas com o cliente, mas a sociedade como um todo. Entenda como a empresa trabalha e se desenvolve no ambiente digital.

Instinto 

Instinto não significa adivinhar, funciona através da observação da dinâmica do mercado, que está em constante mudança. É preciso se antecipar às essas viradas para tomar a dianteira e destacar a marca que você representa bem como o seu trabalho.

Ter capacidade de ler a sociedade e os seus movimentos faz com que o profissional tenha domínio das tendências do mercado, elaborar projetos com metas bem estabelecidas e prazos possíveis de serem cumpridos a contento.

Empatia

Para destacar-se como estrategista é preciso compreender as pessoas, não vê-las como possíveis leads somente, mais como parceiras. Saber de pessoas, das suas dores, sonhos é essencial para o trabalho no marketing. Desenvolva estratégias de buzz marketing e marketing viral que transformam os leads em colaboradores espontâneos. 

Não há gráfico mais eficiente do que o feedback do consumidor, gastar tempo com pessoas é sempre um investimento de retorno garantido. Não há receitas para conquistar um cliente, mas o exercício da empatia, isto é, a capacidade de se colocar no lugar do outro te colocará muito à frente dos concorrentes.

Domínio de ferramentas e técnicas

Além das perspectivas de gerenciamento e gestão de pessoas, o profissional deve ter domínio do mundo digital, conhecer a vasta gama de ferramentas e técnicas a serem utilizadas. 

Talvez você se pergunte: Tenho que executar todas as tarefas? Não, mas precisa ter ciência que os colaboradores estão executando da forma correta e eficiente. O domínio das técnicas também ajuda a escolher o melhor caminho otimizando o trabalho e reduzindo os custos.

Atento ao novo

Zona de conforto não é uma expressão que deve existir no vocabulário do profissional de marketing, especialmente do estrategista. A abertura ao novo deve ser uma variável constante. 

Diante do novo é preciso mostrar altivez e confiança, todo desafio deve ser enfrentado com entusiasmo e esse entusiasmo deve contagiar toda equipe. Todos conhecem a história da fuga dos Hebreus do Egito, como Moisés convenceu o povo a caminhar mar adentro? Sendo o primeiro, puxando a fila.

Formação Permanente

O profissional que quer ser um estrategista de destaque não pode contentar-se nunca, sempre há o que melhorar. Pois o mercado é dinâmico, o que dá certo hoje pode ser ineficiente amanhã. 

O estudo não termina na faculdade, deve estar presente durante toda a vida, sempre há o que aprender. O sujeito que se julga pronto não consegue estabelecer em nenhum dos fundamentos que foram destacados. 

Gestão de crise

 

BUZZ E EVERGREEN: OTIMIZANDO ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO

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BUZZ E EVERGREEN: OTIMIZANDO ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO

Conteúdo é a palavra fundamental para o marketing na atualidade. Conceitos vão e vem de forma muito mais rápida nos dias atuais. o ser humano tende  a seguir nesse mesmo ritmo. Portanto o mundo digital deve estar sempre atento  para atender da melhor forma e atender as demandas com eficiência. 

Entenda e aprenda a utilizar das melhores estratégias de produção de conteúdo no modo Buzz e Evergreen para manter sua marca em projeção.

Novo Consumidor

Estamos em uma fase na economia que podemos chamar de revolução copernicana no marketing. Se antes o produto era o centro das atenções e detinha todo o protagonismo e o auge da marca era ocupar o nobre da televisão, atualmente o consumidor passou a ser o referencial.

Hoje as marcas vão até o consumidor – do contrário o digital ainda não teria relevância – que  é cada vez mais exigente quanto ao que lhe é oferecido. Espera sempre coisas atuais, úteis, criativas e que resolvam os seus problemas. 

Há modelos diferentes de estratégia de conteúdo a serem aplicados em hora e lugar certo. 

Existem demandas que exigem longo prazo, solidez e um lastro a estabelecer. E a situações de oportunidades, que passam como um cometa e não devem ser deixadas de lado. Dando nome aos bois, estamos falando do Conteúdo Evergreen e do

Buzz Content. 

Fique atento que te explico melhor cada um.

Conteúdo Evergreen

Conteúdo evergreen é o conteúdo permanente, trabalha temas que são atuais e relevantes em qualquer tempo. Sempre será buscado e despertará interesse das pessoas. Por ser um assunto recorrente, demanda criatividade e uma abordagem de exímia qualidade. 

Elaborar um material rico é sempre uma boa oportunidade para a manutenção do tráfego. O planejamento estratégico de longo prazo pode ser construído em torno dele oportunizando a fidelização e dando credibilidade a marca. Muito importante manter o diálogo a partir de diferentes mídias. Tornando-se referência  e autoridade para o público.

O importante na elaboração das estratégias é promover um conteúdo que tenha sentido, que de alguma forma esteja ligado ao seu nicho, mesmo que indiretamente, seja atento às escolhas. Por exemplo: Uma agência de viagem pode produzir conteúdo sobre culinária? Sim, basta conectar o conteúdo ao seu catálogo de viagens, mesmo sem mencionar a intenção.

Uma boa referência na produção de conteúdo evergreen é o calendário, invista no cotidiano como: datas importantes, feriados religiosos, estações climáticas, campanhas que mobilizem a sociedade. Outra excelente aposta é o cotidiano: trabalho, estudos, férias, alimentação, cuidado com a saúde e tudo que envolve a vivência humana.

Buzz Content

Buzz Content é o conteúdo produzido a partir dos temas que estão em alta na internet. São os chamados trending topics, assuntos do momento. Parte daquela pergunta: O que estão falando agora? Ou, sobre o que é esse barulho? É a pauta construída a partir do que que há no momento, utilizando os fatos a seu favor. 

É um conteúdo que exige perspicácia e estratégia, ele vincula o fato que está em alta, a notícia e o humor, mas tudo precisa ser avaliado com rapidez, para que a marca possa oferecer um conteúdo agradável, informativo e útil. 

A versatilidade e a velocidade do buzz content oferecem uma grande oportunidade em obter engajamento (comentários, likes e compartilhamentos) pelas mídias sociais e aumentar o tráfego das suas páginas e blogs. Basta fazer os links com perspicácia. São conteúdos de oportunidade, então sua equipe de marketing deve estar sempre atenta. 

Qual a melhor Estratégia?

Para responder essa pergunta é preciso se situar. Buzz e Evergreen são modelos excelentes e eficazes, usados no momento e com a estratégia correta. Saiba ler a situação, seja criativo e esteja sempre preparado e munido de bons conteúdos.

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site

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Hoje nós vamos falar sobre 30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site.

O domínio é o seu endereço de internet. É o que as pessoas digitam no navegador para acessar suas páginas. 

Este endereço é composto por vários elementos.

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site

Para o Google, esses elementos carregam várias informações importantes para classificar as páginas nos resultados de pesquisa. 

Histórico do domínio

Se um domínio já foi penalizado pelo Google por praticar chapéu preto, isso tende a pesar negativamente no ranking, mesmo que tenha mudado de proprietário.

Categoria da página

A categoria em que a página é inserida deve ser significativa para o Google. 

Por exemplo, uma página sobre jogos e está na categoria roupas. Se a categorização não faz sentido, também confunde o usuário, perdendo pontos de classificação.

Correspondência exata do domínio

Se o domínio corresponder exatamente à palavra-chave que você deseja classificar, você pode ter uma ligeira vantagem sobre o Google. 

Mas, desde 2012, o mecanismo de busca tem prestado pouca atenção à correspondência exata de domínio para evitar spam.

Palavra-chave no início do domínio

Um dos 30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site é justamente a palavra-chave.

Se o domínio incluir a palavra-chave entre outros termos, ele terá uma correspondência parcial. 

Nesse caso, o Google dá ainda menos importância a isso no ranking.

No entanto, se você deseja usar essa estratégia, opte por colocar a palavra-chave no início do domínio.

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site: Idade do domínio

A idade do domínio pode estar relacionada à classificação porque os sites mais antigos tinham mais tempo para produzir conteúdo, obter links e receber visitantes.

Matt Cutts explica neste vídeo que os sites não precisam se preocupar com esse fator, mas sim com sua relevância ao longo dos anos.

Palavra-chave no subdomínio

O Google pode verificar os termos do subdomínio para saber do que se trata o site, mas a relevância desse fator para a classificação é pequena.

Privacidade de WhoIs

WhoIs é um protocolo usado para consultar os dados de um proprietário de domínio. 

Quando esses dados estão protegidos, o Google pode interpretá-los como um mau sinal, mas apenas quando combinados com outras evidências de chapéu preto.

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site: História de WhoIs

Se o proprietário de um domínio já foi penalizado, o Google pode fazer o downgrade de todos os sites de seu domínio. 

O mecanismo de pesquisa provavelmente terá um registro de spammers na Internet e não dará a eles nenhuma chance.

Essas otimizações podem ser feitas no código e no conteúdo da página e estão totalmente sob seu controle, ao contrário do SEO fora da página. 

O domínio é o seu endereço de internet. É o que as pessoas digitam no navegador para acessar suas páginas. Este endereço é composto por vários elementos: O que é um domínio

Para o Google, esses elementos carregam várias informações importantes para classificar as páginas nos resultados de pesquisa. 

30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site: CcTLD

O Google esclarece que usa o ccTLD como dados de geolocalização. Para . Reino Unido, por exemplo, o mecanismo de pesquisa entende que o site é relevante para os usuários do Reino Unido. 

Portanto, é um fator importante para quem deseja internacionalizar seu site.

Velocidade de carregamento

Em 2010, o mecanismo de busca anunciou a inclusão desse critério no algoritmo de busca em desktop e, em 2018, ele foi adicionado às buscas mobile. 

Hoje, a velocidade de carregamento é um fator importante no ranking do Google.

As AMPs são as páginas otimizadas em si para carregar mais rápido em celulares principalmente. 

Embora não seja um fator de classificação direto, essas páginas geralmente aparecem primeiro na pesquisa para celular e ainda recebem um selo que as diferencia das demais.

Otimizado para dispositivos móveis

Mobilegeddon foi o apelido dado a uma atualização de algoritmo de 2015 que começou a ver a compatibilidade do dispositivo móvel como um dos principais fatores de classificação do Google. 

Desde então, a maioria dos sites adotou um design responsivo.

Mobile First Index

Um dos 30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site é justamente mobile first index. 

Em 2016, o Google anunciou outra atualização, o Mobile-First Index, que primeiro considerou a versão móvel das páginas para indexação.

Portanto, é um fator adicional de classificação que incentiva os sites a melhorar a usabilidade móvel. Caso contrário, correm o risco de perder posições no ranking.

Conteúdo oculto por CSS e JavaScript

Eu não sei se você sabe, mas caso você precise clicar em qualquer botão para revelar o conteúdo do seu site em si, ou seja fazer uma ação, ele não pode ser indexado ou classificado. 

Se esse conteúdo é fundamental para o site em si e você não pode tirar, o Google recomenda que seja diretamente visível ao usuário em si, caso contrário é um problema, sem qualquer impedimento.

A tag canônica é um recurso utilizado pelos sites para avisar ao Google, quando há mais de uma página com o mesmo conteúdo, qual é a principal. 

Isso evita que o mecanismo de pesquisa penalize seu site por conteúdo duplicado.

Palavra-chave na tag H1

As tags de cabeçalho são usadas para mostrar a hierarquia do conteúdo ao Google. 

Dentre eles, H1 é o mais importante e representa o título do conteúdo que aparece na página. Portanto, a palavra-chave deve estar lá para demonstrar sua importância.

Palavra-chave em tags H2 e H3

As marcas H2 e H3 seguem a hierarquia de marcas de título. 

Embora não sejam tão relevantes para o ranking SERP, também é importante aqui usar palavras-chave (ou sinônimos e termos relacionados) para reforçar sua relevância na página.

A posição das palavras-chave na página também destaca sua importância. Se aparecem no conteúdo principal, o Google entende que são mais relevantes.

Se a palavra-chave aparecer no início do texto do conteúdo principal (primeiras 100 palavras), o Google entende que é ainda mais importante para a página.

Palavra-chave no URL

O URL é outro elemento da página que o Google analisa. 

Se a palavra-chave aparecer lá, significa que é altamente relevante para a página. 

Neste vídeo, John Mueller esclarece que este é um “pequeno fator de classificação”, mas ainda assim um fator de classificação.

Posição da página na arquitetura do site

Uma página no seu site próxima à home page do site tende a marcar mais pontos com o Google com toda a certeza. Pelo fato daqueles que permeiam o pano de fundo da arquitetura do site.

Idade da página

A idade da página em si é um fator relevante para pesquisas que não estão desatualizadas 

E não têm o requerimento de atualização constante, como pesquisas sobre a constituição brasileira por exemplo ou a teoria da relatividade.

Embora o Google valorize novos conteúdos (ver ponto 45), este tipo de pesquisa pode favorecer páginas mais antigas, com mais autoridade construída ao longo do tempo.

De acordo com o documento das Diretrizes e fatores do avaliador de qualidade dentro do próprio Google.

As páginas em que muitos e muitos anúncios interferem ou dificultam a visibilidade do conteúdo principal prejudicam a experiência do usuário, imagina aquele monte pop-up dentro do seu site.

Embora este documento seja destinado a revisores humanos, ele mostra como o algoritmo avalia as páginas também.

Uso de dados estruturados (rich snippets)

As páginas que usam dados estruturados no código tendem a ganhar prioridade na classificação, porque viram rich snippets na SERP e melhoraram a experiência de pesquisa.

Não se sabe se isso é porque são fatores de classificação (o Google não confirma) ou simplesmente porque atraem mais cliques e tráfego.

Agora, continuamos com os fatores de classificação do Google relacionados ao conteúdo da página, que também faz parte do SEO na página.

Links quebrados

Links quebrados vão levar aqueles visitantes a páginas de erro 404 e isso é péssimo, porque dá um ar de desapego com o site. 

Quando há muitos links quebrados no site, a experiência do usuário fica frustrada e, portanto, o Google pode rebaixar suas páginas.

Accelerated Mobile Pages (AMP)

As AMPs em si são páginas bem mais otimizadas para carregar ainda mais rápido em dispositivos móveis.

Embora não seja um fator de classificação direto, essas páginas geralmente aparecem primeiro na pesquisa para celular e ainda recebem um selo que as diferencia das demais.

Erros de HTML

Um dos 30 passos para chegar primeiro no Google com o seu site é justamente não cometer erros em html. 

Os erros de HTML também causam frustração para o usuário, pois os recursos do site não carregam ou não funcionam corretamente e ainda dificultam o rastreamento do rastreador. 

Portanto, quando o site tem muitos problemas de agendamento, o Google pode rebaixá-lo no ranking.

Palavra-chave na tag de título

A presença da palavra-chave no título da tag é um dos principais fatores da página. A tag de título é uma tag no código que identifica o título da página para os mecanismos de pesquisa.

Além de informar ao algoritmo qual é o tema principal da página, também tem a função de atrair o interesse e o clique do usuário. 

Se a palavra-chave estiver no início da tag de título, melhor ainda! Para o Google, esta posição destaca a importância do termo para aquela página.

Palavra-chave na meta descrição

A meta descrição não é um fator de classificação direto, mas funciona para atrair o clique do usuário na página de resultados da pesquisa. 

Portanto, a presença da palavra-chave na descrição é importante, principalmente por estar em negrito pelo Google na SERP.

Palavra-chave em imagens

Porém, se o Google não consegue ler as imagens, somente texto delas, como você entende o que elas contêm? 

É necessário otimizar as imagens para o buscador utilizando texto – e a inserção da palavra-chave – no nome do arquivo (tag src), no texto alternativo (tag alt) e em seu ambiente.

Gostou do nosso artigo sobre 30 passos para chegar primeiro no Google? Então conheça a nossa plataforma para ter os melhores backlinks para o seu site e melhorar muito o SEO.

BUZZ CONTENT: CONHEÇA E INVISTA

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BUZZ CONTENT: CONHEÇA E INVISTA

Buzz Content a nova onda do marketing digital. Zona de Conforto é uma expressão que não deve existir quando se fala em negócios online. A luta por espaço e divulgação intensa. Portanto não se pode estagnar. Vamos então olhar além do modelo evergreen de produção de conteúdo.

Buzz Content é um modelo que proporciona o tráfego imediato. Diferente do modelo evergreen que trabalha com conteúdos perenes, adaptados quando necessário, esse novo conceito produz um ápice em um tempo curto. Seu tempo de exposição também é reduzido. 

Pense no conteúdo evergreen como uma postagem no feed de  qualquer mídia social, o buzz content seria um story de 24 horas de duração. Fazendo uma comparação bem superficial. 

Buzz Content: Aprofundando o Assunto

Buzz Content, para compreender a expressão há que contextualizar, pois chegaríamos a contéudo zumbido, já que buzz remete ao barulho do besouro. Porém no marketing digital se trata do burburinho, do que as pessoas estão falando naquele momento qual é a bola da vez.

O objetivo do Buzz Content é a produção de conteúdo que gere buzz, o zumbido que propaga pelas mídias. A ideia é explorar o máximo do assunto enquanto ele está em alta. 

Há 3 tipos de Buzz Content que podemos encontrar: 

  • Trending topics: Refere-se ao assunto mais falado na internet, por exemplo, uma série, um artista, as bandas de k-pop.

  • Humorísticos: abordagem cômica da vida comum, do cotidiano das pessoas. 

  • Notícias: Acontecimentos do que são relevantes e valem ser explorados como conteúdo.

 

Há situações que podem encaixar nos 3 modos. Por exemplo: No último dia 6 de janeiro, quarta-feira, o que seria uma tarde comum no congresso estadunidense transformou-se em uma tremenda confusão após a invasão por apoiadores do Presidente Trump. 

Esse fato figurou nos trending topics, foi notícia no mundo todo e tratado por muitos de forma cômica, inclusive no jornalismo.

Buzz Content: Há Vantagens

  • Engajamento: Grande parte das pessoas estão muitas horas conectadas nas mídias sociais. Lembrando que esse é o lugar privilegiado do buzz. Portanto, o engajamento é um fato. Os sociais devem ficar antenados. 

  • Tráfego: As postagens devem sempre estar ligadas ao blog da marca, isso significa aumento de tráfego. 

  • Referência: Fornecendo conteúdo ligados ao momento da internet, passando pelo crivo da qualidade, a marca torna-se referência na web. 

Por que Investir?

Existe uma máxima antiga da sabedoria popular que diz assim: Cavalo selado não passa duas vezes. Entenda e trabalhe com o Buzz Content dessa forma, é uma oportunidade de momento que bem aproveitada gera muito retorno. 

Não significa que você irá desprezar seu conteúdo evergreen, continue trabalhando com ele, pois é o seu lastro de rankeamento e manutenção de leads. 

O Buzz Content é um investimento responsável por aumentar a visibilidade, engajamento e tráfego para o seu conteúdo. Isso faz de sua  marca mais conhecida e aumenta a credibilidade.

Estratégia de Implementação

Esteja em todas as mídias sociais e fique atento aos conteúdos do seu nicho, veja tudo o que sai relacionado tanto ao seu produto quanto ao que afeta diretamente o seu público alvo. Não despreze oportunidades em nenhum conteúdo possível.

Seja criativo nos posts e chamadas, desperte interesse do público. Faça um link com a sua página. Se for oportuno elabore um email para seus contatos, para perceberem que sua marca está ligada na dinâmica do mundo. 

foque nos pontos mais relevantes do assunto, evidenciando no que é de fato relevante e porque. Direcione para quem tem mais importância, considerando todos os impactos que gera naquele momento.

O Buzz Content é uma estratégia poderosa no Marketing Digital, mas não adianta comprar a melhor faca se não souber cozinhar. É uma ferramenta complementar que demanda estratégia específica, o objetivo está em aumentar o tráfego e o engajamento para sua marca.

Como aparecer na primeira página do Google com backlinks

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Com todos os novos recursos e ferramentas que surgiram na internet, acaba sendo difícil ser encontrado em meio a um oceano de marcas, produtos e nomes. O que todo novo criador de conteúdo almeja é descobrir como aparecer na primeira página do Google. 

Se você está começando agora ou já está no mercado a um tempo, este artigo é para você. Para ser bem ranqueado nas páginas do Google é preciso unir diversas técnicas, e uma das principais é sobre como utilizar e encontrar backlinks de alta qualidade.

Mas afinal, o que é um backlink? São links que ficam estrategicamente posicionados em uma publicação ou artigo, para atrair o leitor para sua página ou perfil, relacionando o conteúdo que o cliente já estava lendo ao seu.

Agora que você já sabe o que é um backlink, é preciso entender como utilizá-lo a seu favor da melhor maneira possível.

Por isso, confira os detalhes sobre como aparecer na primeira página do Google:

Procure blogs relacionados ao seu nicho

Como provavelmente você já sabe, existem diversos sites, blogs e pessoas falando sobre assuntos que podem se relacionar de alguma forma ao seu nicho de mercado. 

Entre esses conteúdos, muitas já possuem um público relevante, que está sempre por dentro de novos assuntos e temas. A partir disso,é aberta uma brecha muito importante para se incluir e mostrar seu conteúdo.

Sua primeira missão deve ser encontrar esse público, para então atraí-los para seu conteúdo. Comece fazendo uma pesquisa de sites que podem estar relacionados ao seu.

Já existem diversos conteúdos que podem se relacionar com seu produto ou serviço. Com uma rápida busca você encontrará influenciadores digitais e sites que tenham o mesmo direcionamento de seu material. É possível propor uma parceria que beneficie o engajamento das duas partes envolvidas.

Tente engajar com as empresas que você gosta

Quando se trata de produtos e serviços online, é muito difícil encontrar uma pessoa próxima que use os mesmos sites. A maioria das pessoas quando procura por algo na internet vai diretamente em busca de feedbacks, e ali depositam toda sua confiança.

Você pode comentar em qualquer nicho, mas se procurar conteúdos que possam estar diretamente relacionados ao seu será possível criar uma ponte de conexão com os internautas.

Essa é uma ótima forma de conseguir backlinks de alta qualidade sem nenhum custo. Comentários podem ser escritos várias vezes ao dia e tomam uma pequena parcela do seu tempo. Então, por que não investir nisso?

Analise quem usa o nome de sua marca sem links

Ao expor seu conteúdo na internet, é preciso estar ciente que muitas pessoas verão seu conteúdo. Muitas vezes, essas pessoas não criam uma comunicação direta com seu perfil de imediato, mas citam seu nome ou marca em algum lugar.

Quando uma pessoa escreve sobre você e acaba não deixando um link, a audiência que estiver consumindo o conteúdo deixará de procurar por seu conteúdo naquele momento ou se esquecerá completamente.

Analisar quem está utilizando e mencionando o nome da sua marca sem links é muito importante para começar a estabelecer uma comunicação direta com seu público.

Um recurso muito bom que pode te auxiliar nisso é o Google Alerts, que notifica sempre que alguém mencionar seu nome ou marca.

Para ativar o recurso, basta entrar no google.com.br/alerts e definir quais são as palavras que você deseja receber alerta. Em seguida, digitar seu e-mail para receber os alertas.

Disponibilize produtos grátis a influenciadores para conseguir avaliações

Outra forma de atrair público e aumentar o engajamento é enviando amostras grátis. Para que você seja indicado é necessário que o influenciador conheça o seu produto primeiro.

As redes sociais vêm ganhando cada vez mais espaço e, com isso, a importância dos influenciadores aumenta. O público de influenciadores considera as opiniões deles como as de um amigo, que dá bons conselhos, compartilham a vida pessoal e fazem boas indicações. 

Enviar um produto ou oferecer um serviço não estabelece uma parceria, lembre-se disso! Você está apenas dando uma amostra grátis de seu material para que um bom influenciador digital possa experimentar. Ele pode aprovar ou não. 

Nem todos aceitarão te divulgar. Isso não significa que seu material seja ruim, apenas que ainda não encontrou seu parceiro ideal. Por isso, não desista de sua estratégia.

Agora que você já sabe das melhores formas para aparecer na primeira página do Google, que tal investir em uma boa estratégia de backlinks para seu site? Entre em contato com a MktPress e fique linkado ao seu cliente, sem que isso seja um erro de conduta.

4 mitos comuns sobre backlinks

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O estudo e avanço de estratégias de SEO tem ganhado cada vez mais espaço no meio digital e atraído a atenção de muitos profissionais da área.

Com estes avanços, surgem também diversos mitos sobre SEO e, principalmente, quando se fala em link building. Diante disso, é preciso analisar com cuidado as situações e tomar cuidado para não se perder em notícias falsas.

Se você deseja conseguir backlinks de alta qualidade para seu site, deve ficar atento aos mitos mais comuns que estão espalhados pela internet. Esses mitos irão atrapalhar seu crescimento, então tome cuidado!

Abaixo separamos quatro dos principais mitos sobre backlinks que podem prejudicar o seu site:

Seu site será penalizado caso ganhe muitos links

Um dos maiores mitos sobre SEO no link building é que quando um site recebe muitos links em um período curto ocorre uma punição por parte do Google. Entretanto, não é bem assim que funciona!

Receber muitos links não geram nenhum tipo de punição, desde que não estejam ferindo as Diretrizes do Google. Esse mito surgiu quando a compra de links estava ganhando força de mercado.

Se seu retorno tem sido de backlinks de alta qualidade, você não tem com o que se preocupar. É natural que quando seu conteúdo possui relevância, vários produtores utilizarão o conteúdo de sua plataforma.

Ganhar links Nofollow não dá resultado 

É muito importante que exista uma preocupação quanto ao SEO Off-page do seu site. Porém, não são apenas links Dofollow que são importantes.

Há um tempo os links Nofollow eram completamente ignorados, isso porque o Google não contabilizava esses modelos de links, o que os tornavam de certa forma irrelevantes.

No entanto, desde setembro de 2019, os links Nofollow têm sido contabilizados e ganharam importância para os sites. Se o link for de uma fonte confiável e possuir conteúdo relevante, não o descarte. Estes links podem ajudar seu ranqueamento no Google.

Muitos sites, como Wikipédia, usam estes links propositalmente. Os resultados são evidentes, quantas vezes ao fazer alguma pesquisa, a Wikipédia não foi um dos primeiros sites a serem encontrados?

Seu ranqueamento será maior caso tenha mais links

Não é muito difícil de imaginar de onde vem esse mito. Muitos profissionais trabalham focando apenas em números, e com links isso não é diferente.

Se você focar apenas em números e não na qualidade do seu SEO Off-page e dos links que estão sendo gerados, provavelmente você está recebendo uma grande quantidade de links de baixa qualidade.

Não existe apenas uma categoria de link. Links de fontes confiáveis e relevantes são muito diferentes de links gerados em sites de divulgação de links, comentários e em sites que não possuam conexão com seu conteúdo.

Um link de alta qualidade fortalece seu site e seus rankings. Então, não se deixe levar pela quantidade, mas sim pela qualidade de cada link que seu site recebe.

Receber vários links do mesmo site é inútil

Essa afirmação pode parecer e até soar como verdadeira: “diversos links de um só site parecerem inúteis”. Mas existe outra forma de encarar essa situação.

Se você tem recebido backlinks de alta qualidade de um site que é confiável e bom para seu conteúdo, não se iluda ao pensar que estes links não são importantes por serem da mesma fonte.

Esses links conseguem aumentar o seu tráfego e visitas orgânicas. Isso porque os leitores ao verem suas menções sendo frequentes em um site que eles já conhecem e confiam, acabarão acessando seu conteúdo naturalmente.

O uso dos backlinks não tem como única e exclusiva finalidade aumentar seu ranqueamento no Google. Atrair leitores qualificados e realmente interessados em seu conteúdo também é foco do uso de backlinks.

Portanto, não ignore o uso de backlinks qualificados para a construção do seu site.

Você pretende estruturar seu site para melhorar seu SEO e ranqueamento? A Mkt Press pode ajudar você ficar linkado com o seu cliente, sem que isso seja um erro de conduta.

Backlinks tóxicos: o que são e como evitar seu uso

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Utilizar links para aumentar a visibilidade de seu site certamente é um fator muito positivo quando aplicado de maneira correta ao seu SEO Off-page. Os backlinks aumentam as chances de um site aparecer nas primeiras páginas de pesquisa no Google.

Com tantas opções de links, é necessário compreender que nem todos serão backlinks de alta qualidade e favorecerão o tráfego do seu site.

Muitos profissionais que trabalham com SEO, por várias vezes, cometem erros que os levam a backlinks tóxicos. 

Por isso, veja a seguir o que são estes backlinks tóxicos, como eles prejudicam o ranqueamento, o que fazer para encontrá-los e exclui-los.

O que são backlinks tóxicos?

Ao contrário de backlinks de alta qualidade, que atraem o público de forma orgânica, melhoram o tráfego da página e o ranqueamento no Google, os backlinks ruins ou tóxicos são aqueles que prejudicam o tráfego orgânico e diminuem o SEO do site.

Estes backlinks podem vir de diversas fontes, já que não existe apenas um tipo de backlink ruim. Por isso, é importante saber reconhecê-lo para que o site não seja prejudicado.

Fontes não seguras

Existem sites criados exclusivamente para divulgação de links, todo seu conteúdo é composto apenas por links, e são eles que geram backlinks tóxicos.

Fontes desconexas

O objetivo ao utilizar um backlink é direcionar o leitor a um assunto relacionado ao que ele já estava vendo. Quando não existe conexão, mesmo que indireta entre dois assuntos, o backlink se torna tóxico.

Fontes fakes

São aqueles sites onde não existe um público real, são robôs ou fakes. Com isso, o backlink se torna inútil e tóxico.

Fontes artificiais

Neste caso, os links são criados apenas para elevar a classificação de pesquisa de um site e acabam se tornando tóxicos.

Quando existem dois ou mais backlinks como esses em um site, deve haver monitoramento e remoção.

Por que backlinks tóxicos prejudicam seu site no Google?

É certo que os backlinks tóxicos afetam o ranqueamento no Google, mas como isso funciona, na prática? 

Um backlink tóxico prejudica a imagem do seu SEO Off-page. Atualmente, o Google pune sites que utilizam backlinks comprados ou artificiais, rebaixando estes sites durante as pesquisas. 

As verificações dos links são feitas regularmente e punem apenas os sites ainda utilizando estes backlinks.

Outro ponto é que a origem dos backlinks tóxicos não inspiram confiança em seu trabalho e muitas vezes nem são considerados quando as pessoas os veem.

O backlink tóxico afasta o leitor, fazendo com seu site abaixe no ranqueamento da SERPs e, por consequência, diminui suas chances de aparecer nas pesquisas do Google.

Como descobrir os backlinks tóxicos?

Se você deseja melhorar o ranqueamento de seu site, deve descobrir quais backlinks tóxicos atuam sobre ele, para que no final eles sejam removidos.

Existem duas boas ferramentas utilizadas em auditorias de SEO para verificar os backlinks tóxicos em um site.

Veja como funcionam abaixo:

  • SEMRush: essa ferramenta possui uma opção chamada Aba Audit, que realiza uma varredura completa nos sites e identifica todos os blacklinks.

  • Ubersuggest: dentro dessa ferramenta é possível realizar a mesma varredura além de fornecer uma visão geral do domínio, ideias para palavras-chave e as melhores estratégias dentro do seu nicho.

Como excluir backlinks tóxicos?

Após encontrar e identificar os backlinks tóxicos em seu site, eles devem ser excluídos.

Confira abaixo as alternativas para solucionar o problema.

Fale com quem está linkando

Por detrás de um site sempre existe um editor do conteúdo. Uma alternativa pacífica seria solicitar via e-mail que ele parasse de compartilhar o seu link. Na verdade, o problema é quando o editor é um robô e nunca retorna seu contato.

Assim, partimos para a próxima alternativa.

Google Search Console

A ferramenta Google Search Console, que funciona através do Google, permite que você retire a autorização de compartilhamento do seu link dos sites que você escolher e, assim, os backlinks serão removidos de seu site.

Entendeu como os backlinks tóxicos podem prejudicar sua estratégia de SEO? Ainda tem dúvidas de como resolver esse problema? Entre em contato com a Mkt Press e estruture os backlinks em seu site da melhor maneira.

4 ferramentas de backlinks para analisar seu site

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O caminho para a construção de um bom site requer muito trabalho. Um bom profissional acompanha e examina com cautela todas as suas fases, aplica técnicas de Link Building e estuda muito para conseguir um site com bom ranqueamento no Google.

Quando o site está há algum tempo ativo, ele com certeza tem backlinks. Verificar a qualidade e influência desses backlinks faz toda diferença em um SEO Off-Page.

O que um profissional de qualidade precisa fazer é analisar quais links estão em seu site, quais são ruins e quais são backlinks de alta qualidade.

Atualmente, existem diversas plataformas que podem te auxiliar nesta tarefa. Por isso, separamos 4 ferramentas de backlinks que valem a pena conhecer:

Linkody

Essa é uma ferramenta de backlink que fornece informações sobre todas as vezes que alguém linkar o seu site. Caso este processo fosse feito manualmente, muitas horas seriam desperdiçados sem que houvesse uma resposta exata.

Um ponto positivo em relação ao Linkody é que existem pacotes de planos, assim você pode escolher o que inclui melhor suas necessidades, sem desperdícios financeiros.

Confira abaixo as principais funções do software:

  • Métricas de SEO: mostram quais links são mais relevantes;
  • Exportação para Excel e PDF: com esta função, você economiza tempo durante a criação de relatórios e análises;
  • Rejeição fácil: identifica os links que podem estar prejudicando o site;
  • Notificação de ganho ou perda de links: acompanhe em tempo real o progresso dos seus backlinks.

Ubersuggest

O Ubersuggest fornece de forma precisa e clara todas as informações relevantes sobre os backlinks do seu site.

Há uma versão gratuita disponível que permite uma visão geral de no máximo três domínios por dia, incluindo: palavras-chave orgânicas, tráfego orgânico mensal, pontuação de domínio, backlinks e Nofollow.

O plano pago inclui outras vantagens a mais, como, por exemplo:

  • Treinamento e suporte em SEO: com vídeos, planilhas de trabalho, coaching quinzenais e atendimento por email;
  • Descobertas de palavras-chave: descubra as palavras-chave mais rentáveis e com maior ranqueamento no Google para melhorar seus resultados;
  • Auditorias do site: análise completa do site e instruções direcionadas a solução de problemas;
  • Rastreamento do ranking diário: confira as mudanças diárias sobre seus rankings e o feedback de SEO;
  • Monitoramento dos backlinks: receba novas oportunidades para conseguir backlinks de alta qualidade que irão melhorar seu SEO Off-page;
  • Estratégias competitivas: saiba quais estratégias seus concorrentes estão utilizando e use isso a seu favor.

Ahrefs

Essa talvez seja a melhor ferramenta para iniciantes e profissionais do marketing online. O Ahrefs fornece tudo o que é preciso saber sobre seus backlinks e palavras-chave de forma bem simplificada.

A plataforma oferece uma versão de teste para 7 dias, em que o cliente pode experimentar todas as funcionalidades por apenas $7 dólares.

O software oferece um conjunto de ferramentas de SEO, confira quais são elas:

  • Otimizar o website: receba auditorias para seu site que irão rastrear todas as suas páginas, gerando um relatório completo com a pontuação de SEO e indicando problemas.
  • Análise de concorrentes: quais páginas trazem mais tráfego a seus concorrentes, seus backlinks e em quais publicidades eles estão envolvidos.
  • Análise de conteúdo: investigue todos os nichos, palavras-chave e ordene os resultados em tráfego orgânico, domínios referenciados e valor do tráfego.

Google Search Console

Certamente, o grande ponto positivo do Google Search Console em relação aos outros é o fato de ser gratuito. Em contrapartida, possui funções super básicas. 

Você deve analisar o que é necessário para você e seu site antes de escolher, pois, apesar de ser básico, atende bem as expectativas dos usuários.

As suas funcionalidades incluem:

  • Verificar se o Google pode encontrar e rastrear um site;
  • Monitorar os dados de tráfego da pesquisa no Google;
  • Receber alerta de indexação;
  • Backlinks no site;
  • Usabilidade em dispositivos móveis.

Em relação as outras ferramentas, é evidente que seu uso é limitado. Portanto, avalie quais são as necessidades do seu site antes de escolher a ferramenta que utilizará, tendo sempre em mente a importância da monitoração e do projeto de Link Building no seu site.

Ainda está com dúvidas sobre como essas ferramentas de backlinks para analisar seu site podem te ajudar? Entre contato com a MKT Press, podemos te ajudar a fortalecer a sua publicidade de forma eficiente e direcionada!